LADRÕES DE ALMA
 

 

Somos um grupo de fotógrafos. E isto que é o fascinante, principalmente para outros fotógrafos. Fotógrafos são caçadores solitários, não costumam trabalhar em grupo. Nós do grupo Ladrões de Alma optamos por fazer diferente, nos reunimos atraídos principalmente pela crença na fotografia como forma de expressão pessoal, e pelo prazer de mostrar e discutir fotografia.

O grupo já tem uma história de 18 anos, já teve várias formações, sempre unidos pela paixão que a fotografia desperta, sem precisar fazer dela uma opção profissional, e sim uma escolha por uma linguagem artística. Temos arquitetos, professores de fotografia, jornalistas, bancários, não importa, somos todos diletantes da fotografia, é isto que nos mantém unidos.

O nome tem origem na crença dos índios americanos que acreditavam que a fotografia lhes roubava a alma Com certeza não chega a tanto, mas sempre levamos conosco um pedacinho daquilo que fotografamos, levamos sua imagem.

Nestes 18 anos de caminhar juntos lançamos três coleções de postais, com imagens em preto e branco, a primeira chamada 24X17, 24 imagens por 17 fotógrafos, em 1988, o início de tudo. Além dos postais fizemos várias exposições em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, etc. Sempre buscamos em nossos trabalhos experimentações de linguagem e também o singular na fotografia.

 

 
17 de dezembro de 2017